domingo, 13 de janeiro de 2008

A intrigante relação entre malas e caixões

Ter o costume de falar a coisa certa na hora certa não significa nada nas horas erradas. É quando dizemos qualquer coisa só por dizer, mesmo que aquilo queira significar algo. Mas se querer ter um significado não faz com que tenhamos algum, por quê nossas etéreas combinações de palavras teriam?

Um funeral como este, por exemplo, é um festival de pêsames. Cada um traz o seu e apresenta da maneira mais atrativa (claro que o conceito de atrativa varia bastante de pessoa para pessoa) que conseguir. Eu mesmo trouxe o meu, espero ter me saído bem. "Qualquer coisa que você precisar, pode contar comigo. Qualquer coisa, ouviu bem?". Também pensei em não dizer nada, traduzir tudo num gesto cortês combinado com uma cara amarrada. O problema aí é que há sempre uma pessoa com um pêsame falado que vai desviar a atenção para ela, até porque é bastante comum essa modalidade gestual ser confundida com um epílogo de algo que já foi dito, o que automaticamente passa a vez para outra pessoa e assim por diante.

É como sempre digo: se você quer demonstrar condolescência sem palavras, deve saber que os gestos costumam lograr bons-resultados, mas podem gerar mal-entendidos se a atenção para eles for interrompida ainda no meio da performance. De qualquer maneira, já fiz a minha. Falada e convencional, como não fazia há tempos. Céus, devo estar perdendo o tato! Pelo menos ainda me restam os outros quatro sentidos, tem gente aqui dentro bem pior que eu! Uma velha piadinha de velório... eu mesmo bolei e lhe confesso, meu amigo, que já derreti muitos icebergs com essa aí.

Ei! o que foi? Já tem que ir? Mas o papo tava tão bom, rapaz... Sendo assim, até o próximo!


Um comentário:

raquelholanda disse...

Como é que ninguém comenta um texto hilário desses?
Meu amigo Caio, vc escreve bem, muito bem, saiba disso mesmo que não haja comentários. É impressionante como vc descreve sentidos - e não situações -, assim em poucas palavras, de fácil entendimento e com um humor...

Olha, estive nesse velório e resolvi simplesmente demonstrar meus pêsames com um gesto cortês... kkkk...